É um pesadelo para muitos pais novatos que os bebês chorem e façam barulho após as injeções, mas os cientistas encontraram recentemente uma solução. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia, descobriu que tocar música calmante durante as injeções em bebês recém-nascidos pode efetivamente aliviar a dor. Este é um estudo semelhante, cujos resultados foram publicados na revista Nature. Segundo o site Science Alert (Science Alert), pesquisadores colaboraram com um hospital comunitário de Nova York para estudar 100 recém-nascidos com apenas 2 dias de vida. Metade dos bebês ouviu uma canção de ninar de Mozart por cerca de 20 minutos antes da picada no pezinho, enquanto a outra metade esperou em silêncio. E durante o experimento, os pais não foram autorizados a segurar os filhos.
Os pesquisadores usaram indicadores como expressões faciais, choro, respiração, movimentos corporais e estado de alerta para avaliar o nível de dor dos bebês. Descobriu-se que os recém-nascidos que ouviram Mozart antes e durante a injeção experimentaram uma “redução significativa” da dor. No passado, os hospitais geralmente davam sacarose para aliviar a dor antes de aplicar agulhas aos bebês. Os pesquisadores acreditam que isso pode ocorrer porque a música distrai os bebês da dor, permitindo-lhes ignorá-la. Existe algum elemento-chave no ritmo, harmonia ou melodia da música que pode ter um efeito analgésico no cérebro, mesmo que nunca tenham ouvido a música.
Estudos anteriores também mostraram que a música pode reduzir significativamente a percepção da dor em adultos, mas há uma desvantagem em usar adultos como sujeitos experimentais, ou seja, é impossível distinguir se os resultados nascem assim ou são aprendidos o dia Depois de Amanhã.
Próximo , os investigadores irão explorar ainda mais se as vozes dos pais podem ter o mesmo efeito calmante nos recém-nascidos, e também compararão as diferenças no alívio da dor de diferentes tipos de música.
Seja o primeiro a comentar